Enfermeiros do I.C.O. presentes no Leadership Summit 2017

Enfermeiros Instituto CUF de OncologiaA European Oncology Nursing Society (EONS) - Sociedade Europeia de Enfermagem Oncológica - organizou a 19 e 20 de novembro, em Ede, Holanda, um evento destinado a Enfermeiros Oncologistas sobre o tema da liderança. "Every Cancer Nurse is a Leader" foi o slogan escolhido para o primeiro Leadership Summit da EONS.

 

Estiveram presentes Enfermeiros do Instituto CUF de Oncologia, representados por Isabel Aragoa (Enfª Gestora dos serviços de Oncologia Médica e Hematologia Clínica e de Cuidados Paliativos do Hospital CUF Infante Santo), Anabela Lobo (Enfª Coordenadora do I.C.O.), André Ferreira (Enfº Coordenador do I.C.O. a Norte), Joana Araújo (Enfermeira da Mama na Unidade da Mama do Hospital CUF Infante Santo) e Sara Torcato Parreira (Enfª Especialista no serviço de Oncologia Médica e Hematologia Clínica do Hospital CUF Infante Santo e membro da Direção da EONS, como representante europeia dos Jovens Enfermeiros Oncologistas).

 

Neste evento foram abordadas temáticas como a comunicação nos cuidados de saúde, os estilos de liderança e os seus efeitos nas equipas de enfermagem e nos ganhos para a pessoa com doença oncológica, o desenvolvimento de competências de liderança e também a situação atual das políticas na área da Oncologia.

Neste contexto, a Enfª Sara Torcato Parreira foi convidada para apresentar, no Advisory Council, uma comunicação sobre as possíveis consequências do Brexit para os Jovens Enfermeiros Oncologistas da Europa.

 

O evento foi uma experiência enriquecedora, possibilitando a partilha sobre diferentes contextos clínicos e permitindo uma reflexão ampla sobre modelos de liderança, seus contributos para as equipas de oncologia e impacto nos outcomes da pessoa com doença oncológica.

Estar em comunidade, com enfermeiros de vários países da Europa, debater problemas, identificar soluções e projetar no futuro a excelência da enfermagem foi, sem dúvida, uma oportunidade que permitirá aos enfermeiros do I.C.O. estar na linha da frente dos cuidados de enfermagem nesta especialidade.