Nós Podemos. Eu Posso ajudar a prevenir o cancro

Nós Podemos. Eu posso ajudar a prevenir o Cancro

Dia Mundial do Cancro - 4 de fevereiro

O Instituto CUF de Oncologia junta-se à campanha mundial "Nós Podemos. Eu Posso", promovida pela União Internacional de Controlo do Cancro, para assinalar o Dia Mundial do Cancro.

 

Nós Podemos.

Ajudar a prevenir o Cancro

Ao fornecer conhecimento adequado e apropriado a indivíduos e comunidades sobre as relações entre estilo de vida e cancro, podemos capacitar as pessoas para que façam escolhas saudáveis. Precisamos divulgar que mais de um terço dos casos de cancro podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis.

 

Eu Posso.

Fazer o diagnóstico precoce

O diagnóstico do cancro nem sempre é fácil - nem todos os cancros apresentam sinais e sintomas precoces e outros sinais de alerta podem aparecer muito tarde, quando o cancro já está avançado. Contudo, demonstrou-se que o aumento do conhecimento sobre sinais e sintomas e sobre a importância do tratamento oportuno, melhora a sobrevivência ao cancro. Isso ocorre porque a descoberta precoce do cancro quase sempre facilita o tratamento ou mesmo a cura.

 

Para assinalar esta campanha de sensibilização, o Instituto CUF de Oncologia disponibiliza, de 1 a 8 de fevereiro, nos hospitais e clínicas CUF assinalados, consultas de Avaliação do Risco Oncológico e Diagnóstico Precoce. A inscrição é gratuita e obrigatória.

 

  1. Estas consultas são dirigidas a...
  2. Em que consiste a consulta?
  3. Consultas
  4. Onde se realizam estas consultas?
  5. Quando se realizam?
  6. Inscrições
  7. Junte-se a nós nesta campanha!

 

Estas consultas são dirigidas a...

  • Pessoas com história familiar de cancro 

e/ou

  • Pessoas com risco elevado devido a hábitos de vida menos saudáveis, como por exemplo: consumo excessivo de tabaco e álcool, portadores de vírus e bactérias (Papiloma Vírus Humano - HPV), obesidade e meio ambiente (por exemplo: exposição à radiação solar, a químicos e outras substâncias nocivas)

e/ou

  • Homens e mulheres entre os 45 e 65 anos

 

Em que consiste a consulta?

Uma consulta de risco destina-se a dar uma probabilidade de um evento acontecer (como uma doença), e não dá uma certeza, pelo que não é uma consulta de diagnóstico.

Quando se fala de risco oncológico fala-se da probabilidade de alguém desenvolver um cancro, baseada na história familiar e características individuais e hábitos de vida. O benefício para a pessoa de ter uma ideia sobre o seu risco é a possibilidade de tomar decisões informadas sobre a sua saúde.

A consulta é realizada por um médico especialista na patologia em questão que o vai esclarecer sobre fatores de risco e quais as opções mais indicadas para prevenir determinado tipo de cancro.

Estas consultas são para os carcinomas mais frequentes, para os quais os fatores de risco são melhor conhecidos e estudados e para os quais existem formas de realizar o diagnóstico precoce.

 

Consultas

  • Avaliação de risco de cancro do Cólon e do Reto
  • Avaliação de risco de cancro da Mama e do Ovário
  • Avaliação de risco de cancro da Próstata
  • Avaliação de risco de cancro da Cabeça e Pescoço
  • Prevenção e Diagnóstico Precoce em cancro do Pulmão - consulta indicada para: fumadores que queiram esclarecimentos relativamente ao processo de cessação tabágica ou pessoas com nódulos pulmonares suspeitos em exames radiológicos prévios

 

Onde se realizam estas consultas?

  • CUF Almada
  • CUF Cascais
  • CUF Descobertas
  • CUF Infante Santo
  • CUF Porto Hospital
  • CUF Viseu

 

Quando se realizam?

De 1 a 8 de fevereiro (de acordo com a disponibilidade dos nossos especialistas)

 

Inscrições

A inscrição é gratuita e obrigatória.

Inscreva-se através da Linha I.C.O. 800 100 077 (chamada gratuita)

  1. Escolha a unidade CUF que lhe é mais conveniente
  2. Escolha a consulta que pretende
  3. Escolha um horário disponível

Solicitamos que nos contacte caso não possa comparecer à hora marcada.

 

Junte-se a nós nesta campanha!

Ajude-nos a espalhar esta mensagem junto dos seus familiares, amigos e colegas de trabalho.

Nós Podemos. Eu posso ajudar a prevenir o Cancro

  1. Escolha uma das placas "Nós Podemos. Eu posso" e tire uma fotografia connosco! Encontre-nos na receção principal dos hospitais CUF Infante Santo ou CUF Porto, entre os dias 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  2. Em fevereiro procure a sua fotografia no Facebook da CUF e partilhe-a! Use as hashtags oficiais da campanha #NósPodemosEuPosso #DiaMundialdoCancro #InstitutoCUFdeOncologia

 

Horários em que pode tirar a fotografia:

  • CUF Infante Santo: 29 e 30 janeiro, das 10h00 às 17h00
  • CUF Porto hospital: 31 janeiro e 1 fevereiro, das 10h00 às 17h00

 

Saiba mais sobre a campanha mundial World Cancer Day em worldcancerday.org