Imunoalergologia
Imunoalergologia

A Imunoalergologia dedica-se a um conjunto de doenças com causas, mecanismos fisiopatológicos e tratamentos similares, independentemente dos órgãos atingidos ou da idade.

 

As doenças alérgicas têm uma elevada prevalência em crianças e adultos, sendo importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos o mais cedo possível. Frequentemente, atingem vários órgãos na mesma pessoa, com a presença simultânea de duas ou mais doenças alérgicas.

Estas doenças são habitualmente crónicas, mas podem ter uma gravidade muito diversa que varia desde apenas um incómodo ligeiro e esporádico até à incapacidade para o trabalho, limitação muito acentuada da qualidade de vida, ou mesmo morte precoce e evitável.

 

Por isso a Unidade de Imunoalergologia do instituto CUF Porto tem como objetivo conseguir a ausência de limitações ou restrições ao estilo de vida do doente e da sua família.

 

Neste sentido, foi estabelecido um centro de prestação de cuidados de Imunoalergologia com os mais elevados padrões de desenvolvimento científico e tecnológico, tendo por base a acessibilidade, o envolvimento ativo e capacitação do doente e a comunicação interdisciplinar e com o médico assistente.

 

Atualmente, em conjunto com o hospital CUF Porto, é o único centro em funcionamento  capaz de realizar todos os procedimentos de diagnóstico e tratamento de Imunoalergologia no Norte e Centro do país e agrega 11 especialistas, o maior grupo desta região. Desta forma, é disponibilizada uma observação diferenciada e sem lista de espera, todos os dias de segunda-feira a sábado.