Medicina Nuclear
Áreas de Especialização

 
Oncologia Nuclear

Cintigrafias ósseas para despiste de metastização; cintigrafias com Iodo 131 no carcinoma da tiróide; cintigrafias com análogos da somatostatina; MIBG Iodo 131 e Iodo 123 para estudo de tumores de origem neuroectodérmica e PET-CT.

 

Cardiologia Nuclear

Estudos de perfusão do miocárdio com tetrafosmina e com sestamibi, com prova de esforço em tapete rolante ou farmacológico no estudo da doença coronária; angiografia de radionuclideos para estudo da função ventricular.

 

Nefro-urologia

Cintigrafias renais com DMSA; renogramas com MAG3 ou DTPA; cistografia direta e indireta para avaliação de refluxo vesico ureteral.

 

Endocrinologia

Cintigrafia da tiróide; cintigrafia da medular suprarrenal (feocromocitomas, neuroblastomas); cintigrafia do cortéx suprarrenal; cintigrafia das paratiroides (adenomas, hiperplasias das glândulas paratiroideias).

 

Ortopedia e Reumatologia

Cintigrafias ósseas para avaliação de próteses (descolamento ou infeção); deteção de fraturas de "stress"; avaliação de necrose avascular; osteomielite; estudo de síndromas reumatismais.

 

Neurologia

Estudos de perfusão cerebral com HMPAO ou com ECD no estudo de demências, doenças cerebrovasculares, morte cerebral, epilepsia; DaTSCAN no estudo de síndromas parkinsónicos.