Oftalmologia

Lasik - Cirurgia Refractiva

lasikO LASIK (cirurgia refrativa por LASER) recorre à mais alta tecnologia na correção de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia, permitindo numa elevada percentagem a independência dos óculos ou lentes de contacto no quotidiano de quem opta por ser submetido a esta cirurgia.

 

É um procedimento seguro, de alta precisão que o avanço tecnológico transformou num procedimento simples.

 

Meios técnicos e humanos ao seu serviço

Na Unidade de Oftalmologia do Instituto CUF Porto estão disponíveis o LASER que é o estado da arte nesta área, Wavelight Allegretto Eye-Q, e uma equipa médica com uma vasta experiência.

 

Intervenção rápida, sem dor e de fácil recuperação

- Rápida
5 a 10 minutos desde a preparação até à conclusão da cirurgia. A anestesia é local através da simples aplicação de um colírio. Com alta cerca de 30 minutos após a intervenção.

- Sem dor 
Sente apenas picadelas e intolerância à luz nas primeiras horas após a cirurgia. 

- Fácil recuperação
No dia seguinte pode retomar algumas das suas atividades quotidianas já com uma boa acuidade visual. Na maioria dos casos não há interrupção da atividade laboral. O exercício físico pode ser retomado também após alguns dias (exceção: piscina e desportos com risco de contacto, nas primeiras quatro semanas).

 

Tratamento bilateral

A indicação varia de paciente para paciente, mas em muitos casos é possível e aconselhável.

 

Eficiência da cirurgia

No ano de 2008, 96% dos olhos tratados no Instituto CUF Porto ficaram entre 0 e 0,5 dioptrias. 100% dos casos ficaram entre 0 e 0.75 dioptrias. 
Após a cirurgia 95% dos olhos ficaram sem óculos com uma acuidade visual igual ou melhor à com óculos antes da cirurgia. 
Em 4% dos casos foi necessária reintervenção para correção de erros refrativos residuais.

 

Quem pode ser operado?

Quem tem mais de 20 anos, uma refração estável há 12 meses e que no estudo pré-operatório não revele alterações que contraindiquem a intervenção.
 

Quantas dioptrias corrige?

Regra geral, o LASIK corrige até oito dioptrias, estando indicadas as Lentes Fáquicas Intraoculares acima desse valor.

 

O que deve fazer

1. Consulta de oftalmologia
Permite diagnosticar o seu erro refrativo e ajustar o procedimento adequado à sua situação. É também o momento para lhe ser explicado como decorrerá a intervenção.

2. Exames
A Tomografia do segmento anterior e Topografia de Córnea são decisivos para o médico perceber se estão reunidas todas as condições requeridas para ser submetido a este tipo de intervenção com segurança. O uso de lentes de contacto deve ser descontinuado uma semana antes do exame.

 

Wavelight allegretto

O Instituto CUF Porto disponibiliza tecnologia de última geração para o tratamento por cirurgia LASIK. 
O Wavelight Allegretto Eye-Q é o Laser mais rápido, com uma frequência de 400Hz, que permite corrigir cada dioptria em dois segundos, contra os 12 segundos do Laser convencional.
Este equipamento utiliza a tecnologia Perfect Pulse e um sistema de eye-tracking avançado que permite tratamentos com zonas óticas efetivas muito alargadas.
 

Esta tecnologia de vanguarda permite a otimização do perfil de ablação, o que proporciona uma melhor qualidade de visão e uma ablação personalizada guiada pela topografia da córnea, que permite não apenas a correção do erro refrativo, mas também a correção de irregularidades da córnea que podem interferir com a visão.