Radioterapia
Radioterapia

O Departamento de Radioterapia e Oncologia Clínica (DROC), em funcionamento no instituto CUF Porto desde 2008, foi projetado para ser uma referência na área da Radioterapia.

 

O DROC está equipado com a mais recente tecnologia, em constante atualização, e dispõe de uma equipa de profissionais altamente motivada.

 

Tem por missão tratar o doente oncológico de forma personalizada, respeitando as boas práticas nacionais e internacionais.

 

O que é Radioterapia?

A radiação provoca alterações nas células que formam os órgãos e os tecidos do nosso corpo. A Radioterapia é um tipo de tratamento utilizado tanto em oncologia como em patologias benignas que usa radiação ionizante – o tipo mais frequente é o raio-X, igual ao utilizado em radiografias mas com maior energia – para destruir ou impedir o crescimento das células.

 

Para tratamentos oncológicos, a dose recebida é planeada de modo a que as células sãs recuperem das alterações provocadas pela radiação ao mesmo tempo que são eliminadas as células malignas. A Radioterapia é utilizada também para reduzir o volume de um tumor, para aliviar sintomas como a dor ou perdas de sangue.