À conversa sobre: cancro da mama (Vídeo)

No mês dedicado à prevenção do cancro da mama, visitámos alguns dos hospitais CUF, onde falámos com uma equipa médica multidisciplinar, mas também com duas mulheres que nos deram o seu testemunho.
Publicado por: CUF em
Tags: cancro , cancro da mama , oncologia , prevenção do cancro da mama , tratamento oncológico
À conversa sobre cancro da mama

O cancro da mama é o tumor maligno mais frequente da mulher, com uma incidência em Portugal semelhante à da Europa Ocidental: 90 novos casos por ano em cada 100 mil habitantes. Embora a sua mortalidade seja baixa e a doença tenha um bom prognóstico, com cerca de 85% das mulheres recuperadas cinco anos após terem estado doentes, o diagnóstico precoce é essencial. Tal como refere o cirurgião de mama CUF, Luís Mestre, “como não há maneiras de prevenir, digamos assim, um cancro de mama, (…) vamos então fazer um diagnóstico precoce” que “é aquilo que nos move em termos quer de terapêutica quer do melhor prognóstico e do sucesso daquilo que queremos fazer”.

Mas não é só Luís Mestre que partilha o seu conhecimento neste vídeo que, tal como a equipa clínica que trata de uma doente de cancro da mama, é multidisciplinar, contando ainda com Noémia Afonso, oncologista médica; Ida Negreiros, cirurgiã de mama; Brígida Maio, enfermeira de mama; e Beatriz Assis, coordenadora da imagiologia mamária. Neste vídeo encontra ainda o testemunho de duas doentes que foram acompanhadas na CUF e que revelam que se sentiram tudo menos doentes.