Outros Serviços Unidades

Cuidados Intermédios

A Unidade de Cuidados Intermédios do Hospital CUF Santarém tem como missão responder às necessidades de apoio aos clientes médicos e cirúrgicos que necessitem de cuidados de saúde mais diferenciados em contexto de urgência médico-cirúrgica ou cirurgia programada. O aumento da esperança média de vida faz com que, hoje em dia, a necessidade de cuidados de saúde em doentes com múltiplas patologias crónicas seja um desafio permanente. A Unidade de Cuidados Intermédios pretende responder a estas necessidades com meios tecnicos e humanos diferenciados contando com uma equipa multidisciplinar em permanência de médicos com formação na área do doente crítico e enfermeiros e assistentes operacionais 24 h por dia.

Localizada num espaco físico previlegiado do hospital, com a lotação de 4 camas completamente equipadas segundo os critérios estabelecidos a nível nacional e internacional e possibilidade de suporte de funções vitais a Unidade terá doentes do foro médico em risco de ou em descompensação aguda e doentes do foro cirúrgico urgentes ou programados, permitindo a realização de procedimentos mais complexos respeitando os padrões de Qualidade e Segurança pos-operatórios exigidos actualmente.

A criação desta Unidade no Hospital CUF Santarém permite dar resposta a situações clínicas que de outra forma, por razões de segurança, teriam que ser deslocadas para outras Unidades fora da área de Santarém com as implicações pessoais e familiares que isso acarreta. Assim a CUF pretende dar os melhores e necessários cuidados de saúde mantendo a cultura de proximidade às pessoas num ambiente hospitalar diferenciado do ponto de vista tecnico e humano e simultaneamente familiar e próximo.