COVID-19: Reorganização da rede CUF


Última atualização: 28 de Março 2020

 

No contexto da pandemia de COVID-19 e tendo em conta o papel que desempenha no sistema nacional de saúde, a José de Mello Saúde e a sua rede CUF estão ao serviço dos seus clientes e do país.

Para garantir resposta às necessidades da população - sejam doentes com COVID-19, sejam todos os demais - a CUF reorganizou os seus hospitais e clínicas num novo modelo que entrou em funcionamento dia 23 de março (segunda-feira) às 00:00, e que está em vigor enquanto assim se justificar.

 

 

Doentes COVID-19

O tratamento de doentes com COVID-19 foi assumido pelos seguintes hospitais, ambos a funcionar 24h:

  • Hospital CUF Infante Santo 
  • Hospital CUF Porto

Os restantes hospitais e clínicas da rede CUF mantêm-se dedicados aos cuidados gerais da população para doentes não COVID-19.  Por forma a reforçar as medidas de proteção de doentes e profissionais no contexto do surto COVID-19, existem alguns ajustamentos ao respetivo funcionamento e/ou horário.

 

 

Atendimento Permanente

Os serviços de Atendimento Permanente passam a estar organizados da seguinte forma:

 

  • Na área metropolitana de Lisboa

ADULTOS

Na cidade de Lisboa, o Atendimento Permanente CUF para adultos (exceto ginecologia-obstetrícia) está centralizado no Hospital CUF Infante Santo (aberto 24h).

Os doentes sem sintomas (suspeitos ou confirmados) de COVID-19 que necessitem de atendimento urgente serão, em seguida, referenciados para o Hospital CUF Descobertas, cujo Atendimento Permanente de Adultos recebe apenas doentes por referenciação interna de outros hospitais CUF. 

O Atendimento Permanente a grávidas (atendimento permanente de ginecologia-obstetrícia) permanece em funcionamento no Hospital CUF Descobertas mas apenas para casos não COVID-19. Casos as doentes tenham sintomas COVID-19 ou já tenham sido diagnosticadas com COVID-19 devem entrar em contacto directo com o seu médico assistente na CUF.

 

Na restante área metropolitana de Lisboa:

Cascais: O Atendimento Permanente do Hospital CUF Cascais funciona apenas para assistência a doentes não respiratórios e doentes não-COVID-19.  Os doentes que apresentem sintomas suspeitos de COVID-19 (ou já até confirmados com COVID-19), ou sintomas de doença respiratória, não poderão ser admitidos no Hospital CUF Cascais, pelo que deverão dirigir-se diretamente para o Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou para um hospital do SNS mais próximo, em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica. O horário de funcionamento é entre as 8h00 e as 24h00, 7 dias por semana.

 

Sintra: O Atendimento Médico Não Programado de Adultos do Hospital CUF Sintra está encerrado nesta fase. Os doentes do foro não respiratório e sem quaisquer sintomas de COVID-19 poderão optar pelo Hospital CUF Cascais. Os doentes do foro respiratório, ou com sintomas COVID-19 ou já até confirmados com COVID-19 poderão optar pelo Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou por um hospital do SNS mais próximo em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica.

 

Almada: O Atendimento Médico Não Programado de Adultos da Clínica CUF Almada está encerrado nesta fase. Os doentes poderão optar pelo Hospital CUF Infante Santo em Lisboa ou por um hospital do SNS mais próximo em função da sua própria preferência e, naturalmente, da respetiva condição clínica. 

 

CRIANÇAS

O Atendimento Permanente CUF para crianças está centralizado no Hospital CUF Descobertas.

Em caso de urgência, as crianças devem dirigir-se ao ao Atendimento Pediátrico Permanente do Hospital CUF Descobertas. Se for necessário, será feita uma triagem de despiste para a COVID-19. No caso de episódio confirmado de COVID-19, estes doentes não poderão ser tratados no Hospital CUF Descobertas uma vez que por indicação da DGS, o tratamento de doentes pediátricos com COVID-19 está concentrado em hospitais de referência do SNS.

Fica encerrado, temporariamente, o Atendimento Permanente para crianças dos hospitais CUF Cascais e CUF Sintra e da Clínica CUF Almada.

 

  • No Porto

Mantém-se em funcionamento o Atendimento Permanente para adultos e crianças, sendo o horário de funcionamento entre as 9h00 e as 22h00.

 

  • Em Torres Vedras

Mantém-se em funcionamento 24 horas por dia, o Atendimento Permanente para adultos sem sintomas suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Fica encerrado, temporariamente, o Atendimento Permanente para crianças.

 

  • Em  Santarém

Mantém-se em funcionamento 24 horas por dia, o Atendimento Médico Não Programado para Adultos sem sintomas suspeitos ou confirmados de COVID-19.

Fica encerrado, temporariamente, o Atendimento Médico Não Programado para crianças.

 

  • Em Viseu

Mantém-se em funcionamento o Atendimento Permanente para adultos sem sintomas suspeitos ou confirmados de COVID-19. O horário de funcionamento é entre as 8h00 e as 22h00.

Mantém-se em funcionamento o Atendimento Permanente para crianças sem sintomas suspeitos ou confirmados de COVID-19. O horário de funcionamento é entre as 10h00 e as 20h00.

 

  • Em Coimbra

Fica encerrado, temporariamente, o Atendimento Médico Não Programado de adultos e de crianças.

 

 

Consultas, Exames e Tratamentos Urgentes e Importantes

A CUF mantém todas as unidades da rede dedicadas à prestação de cuidados presenciais à população (consultas, exames, tratamentos), desde que estes sejam urgentes e importantes, o que inclui, desde logo, o seguimento regular de pediatria, obstetrícia, oncologia, entre outras situações.

A prestação destes cuidados será sempre feita em áreas dos hospitais completamente segregadas de doentes COVID-19, por forma a garantir a máxima segurança a doentes e profissionais de saúde.

Se precisar marcar uma consulta que seja urgente e importante, telefone para o seu Hospital ou Clínica CUF. O seu pedido será avaliado pelo seu médico assistente (ou por um médico da especialidade em causa caso não tenha ainda um médico assistente) que recomendará a melhor linha de atuação: consulta presencial, teleconsulta ou outra linha de atuação que seja a mais adequada ao seu caso.

 


Teleconsulta

Aproveitamos para informar que a CUF disponibiliza aos seus clientes o serviço de Teleconsulta, contribuindo desta forma para a redução de deslocações evitáveis às unidades de saúde por parte dos doentes. Saiba mais sobre a Teleconsulta aqui.

 


My CUF

Para evitar deslocações desnecessárias às clínicas e hospitais CUF, recomendamos ainda aos nossos clientes que adiram ao My CUF, onde poderão digitalmente gerir as respetivas marcações de consultas ou exames e receber resultados de exames, entre outras funcionalidades. Adira ao My CUF aqui.