10 alimentos aliados do coração (Slideshow)

Ricos em substâncias que protegem as artérias e o coração, são fundamentais para mantê-lo saudável... à mesa.
Publicado por: CUF em
Tags: alimentação , alimentos antioxidantes , coração , frutos vermelhos , prevenção doenças cardiovasculares
10 alimentos aliados do coração

1. Salmão

É rico em ácidos gordos ómega 3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicéridos, sendo por isso um alimento com uma alta proteção cardiovascular.

As sobras de uma refeição de salmão podem sempre ser reaproveitadas para a preparação de uma salada ou massa.

2. Linhaça

É considerada como um alimento funcional, ou seja, contém, além de seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças através do aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.

É uma fonte de ácidos gordos ómega 3 e 6 (antioxidantes) e fibras, que ajudam a regular o colesterol e a glucose no sangue.

3. Maçã

Rica em pectina, uma fibra solúvel que reduz a glicemia, impede a absorção de gorduras e elimina o colesterol. Diariamente, ingira entre 5 a 6 porções de fruta - para além de uma excelente sobremesa, uma peça de fruta é um óptima opção para as refeições intermédias.

4. Leguminosas

As lentilhas, o grão e o feijão contêm fibras, ácidos gordos ómega 3 e cálcio e são muito saciantes. Inclua leguminosas na sopa ou em saladas.

5. Vinho tinto

Resveratrol é uma substância encontrada na casca das uvas, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os principais benefícios são a redução do LDL, conhecido como “mau colesterol” e aumento do HDL - “bom colesterol”, sendo desta forma considerado como uma substância com um papel protetor a nível cardiovascular. As mulheres não devem exceder um copo de vinho tinto por dia, enquanto os homens não devem ingerir mais do que dois copos. 

6. Aveia

A aveia possui na sua composição fibras solúveis e insolúveis. As fibras solúveis são responsáveis pela diminuição da absorção do colesterol e açúcares e pela prevenção de doenças cardiovasculares. As fibras insolúveis, aceleram o trânsito intestinal, reduzem o risco de desenvolvimento de cancro no intestino e retardam o esvaziamento gástrico, que origina uma maior saciedade. 

7. Frutos secos

Do ponto de vista nutricional, e embora sendo alimentos ricos em gordura, os frutos secos são saudáveis porque a maior parte da gordura que os compõem é monoinsaturada, tendo esta um papel protetor a nível cardiovascular, diminuindo os níveis sanguíneos dos LDL “mau colesterol” e aumentando as HDL “bom colesterol”. 

8. Espinafre

Os espinafres são ricos em flavonoides, que funcionam como antioxidantes e como agentes anticancerígenos.

À semelhança de outros vegetais de folha verde-escura, contém luteína, magnésio, folato, fibra e potássio. E não se esqueça: todos os dias, ingira entre 5 a 6 porções de vegetais.

9. Azeite

É uma gordura rica em ácidos gordos monoinsaturados, sendo por isso considerada das mais saudáveis, já que os seus benefícios na prevenção das doenças cardiovasculares estão comprovados cientificamente.  

10. Frutos vermelhos

Ricos em antioxidantes, os frutos vermelhos contribuem para a eliminação de toxinas no organismo, protegem-nos contra as infeções e contribuem de alguma forma para prevenir envelhecimento prematuro.