Tudo o que deve saber sobre o banho do bebé

Bebés e crianças
5 mins leitura

Qual é a melhor hora para o banho do bebé? Que cuidados deve ter enquanto o faz? Veja aqui respondidas todas as suas dúvidas acerca da higiene do bebé.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

A duração do banho varia entre três a cinco minutos nos primeiros dias, alargando-se depois pouco a pouco, segundo a vontade do bebé, até 15 ou 20 minutos.

 

Passo-a-passo do banho do bebé

  1. Assegure-se de que o ambiente está aquecido e sem correntes de ar e de que a água está confortável ao toque (entre 36-37º).
  2. Prepare previamente o material necessário para o banho do bebé, assim como uma mudança de roupa completa.
  3. Retire jóias ou adornos que possam magoar o bebé e lave as mãos.
  4. Remova qualquer resíduo de fezes antes de colocar o bebé na banheira.
  5. Pegue com segurança no seu bebé: a cabeça deve ficar apoiada no seu antebraço e com a mão segurar bem o braço pela axila. Com a mão livre, apoie o rabinho e as pernas.
  6. Comece por lavar o rosto com água limpa (para saber como limpar os olhos, nariz e ouvidos, leia os tópicos seguintes).
  7. Utilize um gel indicado para o banho do bebé (de pH neutro, sem detergente nem perfumes) em pequena quantidade.
  8. Lave a cabeça, sem deixar escorrer água com sabão para os olhos. Ensaboe sempre da zona mais limpa para a mais suja, terminando nos genitais e rabinho.
  9. Passe o bebé por água limpa, evitando a permanência de resíduos de gel na pele.
  10. Limpe-o com uma toalha grande e macia com movimentos suaves e sem esfregar a pele. Comece pela cabeça e tenha especial atenção às pregas cutâneas (pescoço, axilas e virilhas), para evitar irritações da pele.
  11. Espalhe primeiro o creme nas suas mãos para o “aquecer”.
  12. Aplique creme emoliente/hidratante em todo o corpo do seu bebé. Quanto mais seca estiver a pele maior é a probabilidade de surgirem lesões. 
  13. Depois de o cabelo estar seco pode penteá-lo, de preferência com uma escova macia ou um pente.

 

Limpeza dos olhos…

Deve ser feita com água limpa logo no início do banho. No entanto, se o bebé apresentar secreções oculares (a produção de lágrimas ainda é escassa) e sempre que necessário, pode limpar o olho com uma compressa embebida em soro fisiológico. Deve remover as secreções num movimento descendente. Se o problema persistir, deverá consultar o seu médico pediatra para avaliar a situação.

 

Limpeza do nariz

O nosso organismo tem mecanismos naturais para expulsar as secreções, por isso, é normal os bebés espirrarem ocasionalmente. A limpeza do nariz deve ser feita com precaução e superficialmente, utilizando a ponta de um lenço de papel limpo. Se o bebé apresentar muitas secreções e os pais considerarem que estão a dificultar a sua respiração, devem consultar o seu médico pediatra ou técnico de saúde para avaliar a situação.

 

Limpeza dos ouvidos

A cera, uma secreção natural da pele que lubrifica o canal do ouvido externo, é antisséptica e impede as poeiras e as impurezas de penetrar no tímpano.

Limpe apenas a parte externa do ouvido do bebé com a toalha de banho ou um lenço de papel limpo.

 

Limpeza das unhas

Não corte as unhas do bebé nos primeiros dias de vida. Normalmente, estas têm uma pele quase impercetível que as reveste e poderá, sem querer, fazer lesões nos dedos do bebé; utilize antes uma lima de papel para as limar.

Idealmente, as unhas devem ser cortadas após o banho, pois estão amolecidas e o bebé mais calmo, ou durante o sono.

As unhas podem ser cortadas com um pequeno corta-unhas de bebé ou uma tesoura de bicos redondos, com uma periodicidade de sete a dez dias, de acordo com o seu crescimento. Além disso, devem estar sempre curtas, o que evita os arranhões na pele e ajuda a que se mantenham limpas.

 

Limpeza do umbigo

A desidratação do cordão umbilical leva à sua mumificação e queda entre a primeira e a segunda semanas de vida. É normal encontrar pequenas quantidades de sangue na fralda ou compressa durante a mumificação e dois ou três dias após a queda do coto umbilical.

Quando estiver a manusear o cordão umbilical, tenha os seguintes cuidados:

  • Lave as mãos antes e depois dos cuidados
  • Não use faixas ou pensos fechados
  • Mantenha o cordão o mais limpo e seco possível, posicionando-o fora da fralda (dobrar)
  • Limpe o coto umbilical e a pele adjacente com água tépida e sabão suave durante o banho e sempre que necessário. Em seguida, seque-o bem com uma compressa

 

Limpeza dos órgãos genitais

No rapaz: Limpe o pénis lavando gentilmente a pele à superfície. Não force ou tente puxar a pele do prepúcio para trás, pois pode magoá-lo.

Na rapariga: Limpe sempre de frente para trás. Pode afastar os pequenos lábios vaginais para remover sujidade no seu interior. Nos primeiros dias, é comum surgirem pequenas quantidades de sangue ou fluido esbranquiçado na vagina.

 

A mudança da fralda

A prevenção é a melhor forma de evitar o aparecimento de assaduras/eritema da fralda. Quando utiliza fraldas descartáveis e superabsorventes estas conseguem manter a pele do bebé seca após este urinar, mas não no caso de ter uma dejeção, pelo que deve ser substituída o mais brevemente  possível.

A mudança da fralda deve ser feita da seguinte forma:

  • Limpe o rabo com água morna ou água de limpeza de bebé para eliminar resíduos de urina, fezes ou creme.
  • Utilize toalhetes apenas quando estiver fora de casa (apesar de mais prático).
  • Deixe secar convenientemente a pele do bebé.

Aplique um creme barreira, mas apenas na região do rabo (perianal), de modo a criar uma proteção entre a pele do bebé e as fezes.

Publicado a 08/06/2016