Colesterol sob controlo... à mesa (Slideshow)

Descubra os alimentos que ajudam a baixar os níveis de colesterol e os que deve evitar.
Publicado por: CUF em
Tags: alimentos que baixam o colesterol , baixar o colesterol , bom colesterol , colesterol , HDL , LDL , mau colesterol , triglicéridos
Colesterol sob controlo... à mesa

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Colesterol

1. Alimentação e colesterol

Uma dieta equilibrada ajuda a manter os níveis de colesterol nos parâmetros desejados. Já agora, aproveite para deixar de fumar, praticar exercício físico e manter um peso adequado. Os resultados serão ainda melhores e beneficiarão o seu estado de saúde geral.

2. Fibras solúveis

A farinha e o farelo de aveia, a cevada, o feijão, e frutos como a maçã, a pera, uvas morangos, citrinos e banana são ricos em fibras solúveis, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (lipoproteínas de densidade baixa ou “mau colesterol”). Tente ingerir, diariamente, entre 5 a 10 gramas de fibras solúveis. Comer uma papa de aveia e adicionar-lhe uma banana é um exemplo de um pequeno-almoço cheio de fibra!

3. Oleaginosas

As nozes, amêndoas, cajus, amendoins e avelãs são ricos em ácidos gordos polinsaturados e ajudam a reduzir os níveis de colesterol. No entanto, os frutos secos são muito calóricos, pelo que deve apenas ingerir um punhado diariamente - adicionando-os a uma salada, por exemplo.

4. Peixe gordo

De acordo com a American Heart Association, devemos ingerir pelo menos duas porções de peixe por semana, o que ajuda a manter o coração saudável. Prefira os peixes ricos em ácidos gordos essenciais ómega 3, como o salmão, a sardinha, o arenque, a cavala. As sementes de linhaça e o óleo de canola também contém ómega 3. 

5. Azeite

Rico em antioxidantes, o azeite tem o poder de reduzir os níveis de “mau colesterol” sem interferir nos níveis de HDL (lipoproteínas de densidade alta ou “bom colesterol”). O azeite deve ser a gordura de eleição para confecionar alimentos ou temperá-los.

6. Carnes magras

Opte por carnes magras, limpas de peles e de gorduras visíveis. Para acompanhar, prefira vegetais e arroz ou massa integrais. 

7. Consumir q.b.

Limite o consumo de fritos e panados, laticínios gordos, margarinas, banha, carnes gordas, salsichas, paio, marisco, gema de ovo. Evite o açúcar (doces, bolachas, sumos de fruta, refrigerantes açucarados…).