Nutrição
Sintomas, Doenças e Tratamentos

Obesidade

Doença considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a epidemia do século XXI, estando esta diretamente associada ao aparecimento de inúmeras outras doenças. Em Portugal é um problema crescente que atinge adultos e crianças.

 

Diabetes

Doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue. É assim indispensável a gestão do açúcar e outros nutrientes na alimentação destes doentes.

 

Osteoporose

É caracterizada por uma substancial diminuição óssea, desenvolvendo ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas. Pelo que uma dieta adequada com uma correta ingestão de cálcio e alteração do estilo de vida são fundamentais na prevenção da doença, assim como para evitar a evolução da mesma.

 

Dislipidemias

Podem manifestar-se por um aumento dos triglicéridos, colesterol, por uma combinação de ambos ou ainda por uma redução dos níveis de HDL (bom colesterol). Todas estas situações são um importante fator de risco de doenças cardiovasculares como o AVC. É fundamental adaptar a sua alimentação para reduzir o risco destas doenças.

 

Cancro

É hoje reconhecido que um aconselhamento nutricional especializado e individualizado ao doente oncológico permite uma melhor tolerância aos tratamentos, menor risco de complicações e melhor qualidade de vida durante e após a doença.