Enjoos na gravidez

Os enjoos na gravidez são muito frequentes e não prejudicam a mãe ou o bebé. Aprenda a lidar com os incomodativos estados de enjoo durante a sua gravidez.
Publicado por: CUF em
Tags: enjoos , gravidez , náuseas , prevenir os enjoos , vómitos

Ao contrário do que é vulgar pensar-se, os enjoos na gravidez não ocorrem só de manhã, podendo surgir em qualquer altura do dia. E, de acordo com a American Pregnancy Association, são uma realidade para cerca de 70% das grávidas. Embora sejam um sintoma incómodo, não afetam a saúde da mãe ou do bebé e a boa notícia é que existem algumas estratégias que permitem controlá-los.

 

Os enjoos na gravidez são constantes? 

Este é um receio frequente de uma grávida que enjoa. No entanto, a resposta a esta pergunta não é conclusiva. Geralmente, as náuseas têm início entre a 4ª e a 8ª semana de gestação e podem permanecer durante o primeiro trimestre - por vezes até mais tempo.


Por que surgem os enjoos na gravidez?

Não se sabe ao certo aquilo que provoca as náuseas e vómitos durante a gravidez. Pensa-se que estes podem estar relacionados com a hormona beta-HCG, cuja concentração aumenta gradualmente à medida que a gravidez evolui. Outros fatores que podem estar associados aos enjoosna gravidez são o aumento dos níveis de estrogénios no início da gestação, o stresse a fadiga.

 

Como prevenir os enjoos na gravidez? 

  • Informe o seu médico, uma vez que este, se achar indicado, pode prescrever-lhe um medicamento antiemético que previne as náuseas e os vómitos. Nunca tome nenhum medicamento que não seja aconselhado pelo médico, mesmo que seja de venda livre e/ou "natural";
  • Coloque na mesa de cabeceira algumas bolachas de água e sal e coma uma ou duas ao acordar. Deixe passar alguns minutos e levante-se lentamente;
  • Fracione as refeições ao longo do dia, comendo pequenas quantidades de cada vez;
  • Evite os alimentos e cheiros que desencadeiem os enjoos;
  • Beba água entre as refeições;
  • Opte por alimentos simples e secos, como arroz branco ou torradas;
  • Mantenha o quarto bem ventilado;
  • Repouse quando se sentir cansada.

 

Quando deve consultar um médico?

Se os conselhos atrás mencionados não ajudarem a prevenir os enjoos, volte ao médico. Embora os enjoos na gravidez sejam naturais e, na maior parte dos casos, passageiros, existem problemas que podem provocar náuseas e vómitos e que devem ser avaliados pelo médico. Um deles é a hiperémese gravídica, situação em que a grávida vomita abundantemente, sente-se fraca, tem a boca seca, perdeu peso e não houve melhoras mesmo depois de ter tomado medicação antiemética durante algum tempo.

 

Outros conselhos para controlar os enjoos na gravidez 

De acordo com a American Pregnancy Association, a toma de um suplemento nutricional de vitamina B-6 pode ajudar a diminuir os enjoose os vómitos durante a gravidez. Mas aconselhe-se sempre previamente com o seu médico.