Consulta Risco Cardiovascular

Coração CardiovascularAs doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade em Portugal, contribuindo para 32% do total.

 

Segundo o estudo português The PAP study, 21% da população em Portugal tem excesso de peso e 16% são obesos, 20% são fumadores e 42% têm hipertensão arterial.

A aterosclerose é silenciosa e resulta muitas vezes da interação entre estes e diversos outros fatores de risco que quando presentes são geralmente assintomáticos. 

 

Reconhecer, estratificar e atuar sobre o Risco Cardiovascular, é não só uma estratégia nacional que visa melhorar e prolongar, com qualidade, a vida dos portugueses, como é também uma preocupação do corpo clínico da rede CUF.

 

Mais de 50% da redução do risco de mortalidade por doença cardiovascular deve-se a estratégias preventivas que passam pela atuação sobre os fatores de risco modificáveis identificados. Outros 40% devem-se a medidas terapêuticas otimizadas.

 

Neste sentido, a Consulta de Risco Cardiovascular, realizada por médicos especialistas em Medicina Interna, diferenciados na área do Risco Cardiovascular, pretende garantir uma avaliação individualizada, permitindo a elaboração de uma estratégia preventiva ou terapêutica que vise a redução do risco cardiovascular.

 

A quem se destina:

  • Adultos, aparentemente saudáveis, com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos
  • Jovens adultos (idade<40 anos) que apresentem história familiar de morte prematura por doença cardiovascular
  • Jovens adultos (idade<40 anos) com história familiar ou pessoal de hipertensão ou colesterol elevado
  • Adultos fumadores, com excesso de peso e sedentários
  • Todos os que desejem realizar uma avaliação de risco cardiovascular