Otorrinolaringologia

Reabilitação Auditiva

Cuide da sua saúde auditiva e aposte na prevenção!

 

O que é uma perda auditiva e como me afeta?

A perda auditiva afeta cerca de 10% da população portuguesa, estimando-se que afete cerca de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. A causa deste extraordinário aumento deve-se ao facto de estarmos cada vez mais expostos a ruídos no nosso dia a dia.

Isso também significa que a perda auditiva não se limita a ser um problema que surge com a idade. Cada vez mais jovens sofrem de problemas de audição.

As dificuldades auditivas podem afetar a atividade profissional, a convivência social e a qualidade de vida.

Em média, uma pessoa demora cerca de 7 anos a procurar ajuda para o seu problema auditivo.

Por isso, é da maior importância tratar o problema o mais rápido possível, pois quanto mais cedo atuar maiores serão as possibilidades de reabilitação auditiva.

Por este motivo, não se deve deixar passar muito tempo sem fazer uma avaliação auditiva.

 

Problemas auditivos mais comuns em cada idade

Crianças: No início da escolaridade, uma em cada 3 crianças sofre de perda auditiva. Entre as principais causas destes casos, estão origens genéticas, otites médias e doenças infantis.

Principais sintomas: Se o seu filho assiste à televisão muito próximo do aparelho e com o som elevado, se pede que repitam várias vezes o que lhe foi dito, ou se tem problemas de concentração na escola deverá consultar o seu médico Otorrinolaringologista e efetuar uma avaliação auditiva.

Adultos: Muitos adultos sofrem de problemas de audição sem se aperceberem, os quais causam implicações na sua vida pessoal, social e profissional. Se sente este tipo de dificuldades aconselhamos a realização de uma avaliação à sua capacidade auditiva, consultando um médico Otorrinolaringologista.

Séniores: Com a idade dá-se a perda progressiva da audição, por envelhecimento da função auditiva (presbiacusia), sendo a sua manifestação mais notória a partir dos 55 anos. Esta surge mais cedo e de forma mais acentuada nos homens do que nas mulheres.

 

Principais sintomas de uma pessoa com perda auditiva

  • Pede constantemente para repetirem o que foi dito
  • Tem tendência para falar mais alto
  • Ouve televisão e rádio com som muito alto
  • Tem dificuldades em acompanhar as conversas de grupo
  • Sente alguma intolerância aos sons intensos

 

Soluções disponíveis para resolver o problema auditivo

Existem três abordagens possíveis, consoante o tipo de problema auditivo:

  • Tratamento Médico
  • Tratamento Cirúrgico
  • Aparelho Auditivo e Reabilitação Auditiva, quando não há solução médica ou cirúrgica

 

Benefícios da utilização do aparelho auditivo

  • Voltará a ter facilidade em compreender as conversas
  • Ouvirá os sons suaves, sem que os sons mais intensos se tornem desconfortáveis
  • Poderá escolher o aparelho mais adaptável ao seu caso
  • Oferecemos uma alargada gama de aparelhos auditivos, de várias dimensões e cores
  • Dispomos de profissionais qualificados para a realização da sua reabilitação auditiva
  • Garantimos a assistência técnica dos seus aparelhos auditivos permitindo-lhe retirar o máximo benefício da sua ajuda auditiva

Tudo isto com a garantia do fabricante líder mundial em aparelhos auditivos Widex Aparelhos Auditivos de Alta Definição

 

Como é a habituação a um aparelho auditivo?

A adaptação aos aparelhos auditivos demora poucas semanas podendo nalguns casos levar mais tempo para se sentir à vontade com a sua nova audição. É um processo que exige paciência.

Não desista!

Para além de se adaptar a um corpo estranho no ouvido, o cérebro e o próprio ouvido terão de voltar a habituar-se a receber todo um universo sonoro. Exige paciência e persistência.

É muitas vezes necessário ajustar o aparelho até alcançar um resultado satisfatório. É importante utilizar o aparelho auditivo regularmente para que a habituação seja mais fácil.

Poderá ser importante começar por conversas com uma pessoa, para depois ser mais fácil a compreensão em conversas de grupo.

Após o exame audiológico e caso tenha indicação, pode experimentar o aparelho auditivo na hora.

 

O seu aparelho auditivo Widex na hora

Porque sabemos como é importante a sua audição e por isso temos soluções auditivas disponíveis na hora, para que possa começar a melhorar a sua audição de imediato.

No Hospital CUF Torres Vedras poderá efetuar a sua 1ª consulta de reabilitação auditiva, recorrendo aos mais avançados equipamentos de diagnóstico audiológico, e a profissionais com a qualificação e experiência necessárias para o ajudar a solucionar o seu problema auditivo.

Dispomos de uma grande variedade de modelos e formatos, podendo optar pela solução auditiva mais indicada para o seu caso.

O Hospital CUF Torres Vedras conta com o apoio e colaboração da Widex, Líder mundial no desenvolvimento e fabrico de aparelhos auditivos.

 

Peça mais informações na receção.

 

Voltar