Alimentação em férias (Slideshow)

Aproveite o tempo com a família e os amigos mas não se esqueça de se alimentar bem e hidratar melhor. Siga estas 10 regras.
Publicado por: CUF em
Tags: calor , fruta , Hidratação , intoxicações alimentares , refrescos , reidratação , vegetais

1. Beber água é fundamental

O calor que se faz sentir no verão é propício a que hajam maiores perdas de água corporal. Evite a desidratação através da ingestão de líquidos várias vezes ao dia, dando prioridade à água. Aumente a ingestão de líquidos especialmente se for sénior, se estiver grávida ou a amamentar. É muito fácil pôr em prática este conselho: coma fruta; às refeições, opte por sopa  antes do prato principal; as gelatinas 0% são praticamente constituídas por água.

2. Evite bebidas açucaradas

Além de contribuírem para um maior aporte calórico, as bebidas açucaradas aumentam a sensação de sede. Por sua vez, os refrigerantes podem ainda provocar sensação de inchaço, pelo teor de gás que contém.

Opte por chás frios sem açúcar ou junte um pouco de sumo de laranja ou limão natural à água.

3. Bebidas alcoólicas... só com moderação

Um a dois copos de vinho. Uma a duas garrafas pequenas de cerveja - mais do que isso pode acelerar o processo de desidratação e contribui para um excesso de aporte calórico diário. Não se esqueça que o álcool tem 7 kcal/g. Prefira o final do dia ou a noite para a ingestão de uma bebida alcoólica.

4. Planeie as suas refeições

Evite desperdícios e saiba de antemão o que comprar e o que fazer nas refeições da semana (faça uma check-list) - por que não decidir em família ou entre o grupo de amigos qual a ementa da semana? Assim, pensar no que fazer para o almoço ou jantar deixa de ser uma preocupação. E não se esqueça: para evitar tentações, não vá às compras com fome ou sede.

5. Quanto mais simples melhor

Refeições leves e simples são ideais para quem passa o dia na praia ou na piscina. Diminuem o tempo de digestão e de espera por um bom mergulho. Opte por saladas completas - por exemplo, com massa, alface, cenoura, tomate, milho. As sandes também são uma forma prática de ingerir uma refeição completa. De atum, frango, carne assada, sem molhos, com vegetais, fica à sua escolha.

6. Não se esqueça da fruta

Juntamente com a salada ou as sandes, leve sempre fruta consigo. Bem fresca, é ideal para hidratar, refrescar e desfrutar de algo doce e saboroso. A fruta é rica em antioxidantes que protegem a pele dos danos celulares provocados pela radiação solar, prevenindo também o envelhecimento da pele. Corte melão, melancia, meloa ou manga aos cubinhos e guarde, juntamente com alguns cubos de gelo, num tupperware. Aposte em fruta da época.

7. Calor: cuidado com alguns alimentos

É muito importante ter atenção à exposição de certos alimentos ao calor, sob o risco de fácil degradação e possibilidade de haver uma
intoxicação alimentar. Se vai passar o dia debaixo de sol, evite alimentos como o ovo, molhos, leite, iogurtes, queijo e queijo fresco, fiambre e similares, marisco e patés. Prefira a fruta, pão, bolachas e outros alimentos secos. Leve sempre uma geleira para reservar no seu interior todos os alimentos mais perecíveis e, sempre que possível, mantenha-a à sombra.

8. Refrescos de verão

Os gelados e sorvetes são quase imprescindíveis quando chega o verão. No entanto, o teor de gordura e açúcar tende a ser bastante elevado. Por isso, evite as calorias a mais e faça o seu próprio refresco gelado seguindo estes conselhos: aproveite os copinhos de gelatina ou iogurte; corte pequenos pedaços de fruta e coloque-os dentro do copo, juntamente com iogurte líquido magro; leve ao congelador. Também pode fazer um sumo de fruta da época, diluí-lo em água, distribuir por cuvetes de gelo e colocar no congelador.

9. Não perca o controlo

Perder o rumo de uma alimentação saudável pode tornar-se muito fácil em tempo de férias. Aproveite bem o tempo entre amigos e família mas não perca o controlo. Não torne as asneiras pontuais em situações habituais. Se exagerou numa refeição, compense com a prática de exercício físico no fim do dia ou na manhã seguinte.

10. Faça exercício físico

As férias são para descansar mas não são sinónimo de estar parado. Faça caminhadas à beira-mar ou passeios de bicicleta com a família. Diverte-se, trabalha o corpo e acalma a mente.