Ginecologia-Obstetrícia
Áreas de Especialização

A Ginecologia-Obstetrícia do Hospital CUF Viseu dispõe de uma equipa de especialistas com reconhecida experiência e de todos os meios técnicos para assegurar o adequado acompanhamento da saúde da mulher.

 

Ginecologia Geral

 

Planeamento Familiar

Consulta de planeamento familiar da adolescência à menopausa.

 

Doenças da Mama

Permite o diagnóstico e tratamento das doenças da mama, quer sejam elas benignas ou malignas. A Consulta da Mama tem uma articulação prioritária com a Imagiologia (mamografia e ecografia mamária) ou mesmo Imagiologia de intervenção como as biopsias dirigidas por controlo ecográfico ou estereotaxia, fundamentais no diagnóstico precoce de cancro da mama. A Cirurgia Oncoplástica no tratamento do cancro da mama é uma das áreas cirúrgicas de preferência.

 

Ginecologia Oncológica

A Ginecologia Oncológica oferece à doente oncológica diagnóstico, tratamento e seguimento, de forma a responder de forma adequada e atempada aos anseios e expectativas das doentes com patologia maligna ginecológica, reduzindo o tempo de espera e aumentando a qualidade dos cuidados. Saiba mais.

 

Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva

No Hospital CUF Viseu, a  Cirurgia Ginecológica Minimamente Invasiva (Histeroscopia, Laparoscopia e Minilaparoscopia) dispõe dos meios tecnológicos mais avançados para o tratamento das suas doentes.

A Laparoscopia é uma técnica cirúrgica mais moderna e menos invasiva do que a cirurgia convencional, que utiliza pequenas incisões (com cerca de cinco milímetros) para realizar uma grande variedade de procedimentos cirúrgicos. Saiba mais.

A Minilaparoscopia é uma técnica laparoscópica mais avançada que recorre a incisões inferiores a 3 mm, não necessitando de sutura, melhorando o resultado estético e a recuperação pós-operatório.

 

Uroginecologia

Consulta para correção de situações de incontinência urinária pós-parto e pós menopausa e outras alterações do ritmo miccional.

 

Ecografia

Reúne todas as condições para a realização de ecografias ginecológicas e ecografias obstétricas. Saiba mais.

 

Obstetrícia

A vigilância da gravidez até ao parto deverá, preferencialmente, iniciar-se com uma Consulta Pré-natal.

Em gravidez, a classificação de baixo ou alto risco, quer materno quer fetal, implica recorrer ao médico especialista sempre que haja suspeita de desvios da normalidade. Nestas consultas serão efetuados exames analíticos, ecografias, rastreio bioquímico combinado e CTG segundo protocolo, até ao momento do parto.