Oftalmologia
Áreas de Especialização

 
Segmento anterior

Destina-se à prática clínica de Cirurgia de Cataratas, Cirurgia refrativa (Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo) e Cirurgia de Córnea (Transplantes, Anéis intracorneanos).

 

Retina médica

Consultas destinadas ao seguimento da patologia da Retina e Coroide particularmente Retinopatias Diabéticas. São apoiadas pelas técnicas de Ecografia, Campimetria, Angiografia Fluresceínica Digital e O.C.T.

Os tratamentos, para além do tratamento médico e bom equilíbrio da Diabetes, são fundamentalmente as Fotocoagulações Laser, e as Injeções Intravítreas, de produtos que regulam a permeabilidade vascular e neo-vasogenese.

 

Retina cirúrgica

Serviço de Retina Cirúrgica, refere-se a casos relacionados com deslocamento de retina, retinopatia diabética, hemorragia vítrea e trauma oculares.

 

Órbita e Oculoplástica

O olho é uma estrutura altamente especializada e complexa, que se localiza na parte anterior da órbita. É um órgão esférico e está envolvido por músculos, gordura e tecido conjuntivo. Os olhos encontram-se presos por pequenos músculos que permitem que estes se movimentem em diversas direções.

Nesta secção observam-se e tratam-se todas as patologias das pálpebras e vias lacrimais.

 

Oftalmologia pediátrica e Estrabismo

É um ramo da Oftalmologia dedicado à prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das doenças oculares das crianças e adolescentes. É sabido que a visão tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança, uma vez que é responsável pela grande maioria da informação captada na infância.

 

Glaucoma

Designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo ótico e envolvem a perda de células ganglionares da retina num padrão característico de neuropatia ótica. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco ótico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode progredir para visão subnormal ou cegueira.