Outros Serviços Unidades

Podologia

A Podologia faz a prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as patologias do pé e impacto destas no organismo humano.

 

Qual a mais valia de ser visto por um Podologista?

As dores nos pés serão sempre um sintoma de que algo não está bem, daí que deverá atentar a diversos sinais e sintomas que indiquem algum tipo de patologia neste membro. Essas patologias podem aparecer muitas vezes de alterações na estrutura do próprio pé (pé cavo, pé plano), da utilização de calçado inadequado, na forma do caminhar, que poderá ser estudada e compensada, de assimetrias de membros (membros mais curtos ou compridos) ou até de padrões genéticos associados a cada indivíduo como no caso dos joanetes.

 

Principais tratamentos e articulações com outras especialidades

Alterações como:

  • unhas encravadas, associadas muitas vezes ao mau corte ungueal ou a morfologias de unha que sejam problemáticas
  • as infeções fúngicas tanto da pele (pé de atleta) como da unha (onicomicose)
  • os dedos em garra, associados a mau calçado ou a alterações morfológicas do pé
  • o esporão calcâneo
  • o neuroma de morton
  • as verrugas (papiloma vírus)
  • o excesso de transpiração, associado ou não a mau cheiro

são também muito frequentes e motivo para procurar um especialista do pé.

 

Como todas as especialidades da área da saúde, a Podologia insere-se numa equipa multidisciplinar, que em articulação com outras especialidades como cirurgia geral, endocrinologia, ortopedia, cirurgia vascular, faz com que o tratamento de patologias como a Diabetes e as suas repercussões no organismo (ex: Pé Diabético), possam ser minimizadas e tratadas atempadamente.

 

A quem se destina a Podologia e quando deve utilizada

Tratar é sem dúvida fundamental, mas o segredo está na prevenção do aparecimento de qualquer tipo de lesão, pelo que podemos referir como grupos de risco a ter em conta nesta especialidade: os diabéticos, insuficientes arteriais e venosos, idosos, atletas, crianças, entre outros.

 

Como marcar a sua consulta?

Marque aqui a sua Consulta Podologia ou ligue 232 07 11 11