Unidade da Mama

Unidade da Mama

A complexidade do diagnóstico e tratamento das doenças da mama, quer sejam malignas ou benignas, implica o envolvimento e esforço de uma equipa multidisciplinar e multiprofissional.

A Unidade da Mama do Hospital CUF Viseu dá resposta completa a todas as necessidades da mulher - desde a prevenção, passando pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento - agregando os recursos e competências nesta área numa organização clínica de gestão integrada, permitindo o acesso às terapêuticas e tecnologias mais avançadas, colocando ao seu serviço de forma célere, rigorosa e eficaz, várias décadas de experiência no diagnóstico e tratamento do cancro da mama.

Desde o diagnóstico da doença ao início de tratamento asseguramos tempos muito reduzidos em todas as etapas necessárias no caso concreto, com o conforto oferecido por uma unidade nova e muito bem equipada.

 

Na Unidade da Mama cada caso é acompanhado por uma gestora oncológica que, de forma integrada e transparente, facilita os agendamentos de exames e tratamentos, acompanha a recolha dos resultados, articula-se com as entidades responsáveis (existem acordos com a generalidade dos subsistemas e seguradoras), permitindo aos doentes e seus familiares o foco na doença.

 

Nesta Unidade podem ser realizadas técnicas de diagnóstico, incluindo técnicas de diagnóstico de intervenção, e quando indicado, acesso a estudo genético de Biologia Molecular.

Todos os casos são avaliados em consulta multidisciplinar de decisão terapêutica, que discute a melhor abordagem do caso concreto com base em protocolos de atuação que seguem os padrões internacionais mais exigentes.

Nos casos em que há lugar a tratamentos farmacológicos, garantimos o acesso à tecnologia mais inovadora, assegurando um tratamento médico personalizado, à base de Quimioterapia, Hormonoterapia e terapêutica Anti HER2, de acordo com o comportamento das células tumorais, avaliadas em estudo imunohistoquímico, e de acordo com as características da doente.

Nos casos em que há lugar a tratamentos cirúrgicos, utilizamos as mais modernas tecnologias minimamente invasivas, podendo envolver cirurgia oncoplástica (com o apoio de cirurgia plástica) e em casos específicos com a utilização da Radioterapia Intraoperatória (técnica recente que consiste em após retirar o tumor, realizar tratamento de radiação imediato em dose única, evitando a radioterapia nas 5-6 semanas futuras diariamente).

 

A Unidade da Mama do Hospital CUF Viseu trabalha em rede com as demais unidades do grupo CUF, sendo possível, se necessário, aceder a tratamentos de ponta de radioterapia (com destaque para cyberknife ou termoterapia, nas unidades CUF do Porto).

 

A avaliação e comparação dos resultados com os padrões internacionais é revelador do nível de exigência e empenho utilizados em cada caso que é acompanhado.