Menu
Psicologia Clínica CUF

Psicologia Clínica

Especialidade clínica que avalia, diagnostica e intervém nas doenças mentais, alterações comportamentais, cognitivas e emocionais, elaborando planos de tratamento cientificamente validados.


Esta especialidade engloba a psicoterapia ou apoio psicológico, que deve ser ajustado em função da compreensão clínica de cada pessoa ou situação.

 

É aqui que se acompanham situações clínicas de disfunção psíquica, emocional ou cognitiva (depressão, ansiedade, stress pós-traumático, pânico, luto).

 

A articulação da Psicologia Clínica com outras especialidades é essencial, como ocorre na gravidez, puerpério e pós-parto, na consulta de Sexologia, na Hemato-Oncologia, no apoio à desabituação tabágica e outras dependências e, sempre que solicitado, apoiando todas as outras valências clínicas das Unidades CUF, incluindo o internamento.

 

A Psicologia Clínica é, portanto, uma especialidade multidisciplinar que se integra com todas as outras, envolvendo todos os aspetos de cada doente e, por isso, permitindo melhores resultados terapêuticos.

Unidades de Psicologia Clínica