Lesões do punho e mão

Lesões do punho e mão

As lesões do punho e da mão são das mais frequentes em traumatologia.

 

Embora sejam comuns, muitos atletas não procuram tratamento e esse atraso pode causar problemas a longo prazo.

 

Alguns dos desportos que se associam a lesões da mão e punho são o hóquei, skating, ciclismo e boxe.
As crianças e os adolescentes apresentam mais lesões do punho do que os adultos.

 

Das lesões desportivas, 3 a 9% envolvem a mão e punho. No futebol, essa percentagem pode chegar a 14% e na ginástica a valores entre 46 e 87%.

 

Este tipo de lesões necessita de ser tratada e esse tratamento, realizado logo após o diagnóstico, deve ser feito de uma forma agressiva de modo a se obterem os melhores resultados no menor tempo possível. Para esse efeito, os meios auxiliares de diagnóstico e as técnicas cirúrgicas devem ser utilizados visando a total recuperação, fundamental para a continuação da prática desportiva.

 

As lesões da mão e punho podem ter diversas diversas causas como as doenças reumatológias, os distúrbios metabólicos, tumores, doenças infecciosas e traumas.

 

Podem resultar de micro traumatismos de repetição ou de traumas únicos.

 

A melhor prevenção das lesões da mão e do punho é o uso de equipamento adequado que proteja as mãos e os punhos. Esse equipamento deve ser adequado à modalidade desportiva e pode incluir luvas, protectores de punhos.

 

As luvas protegem os nervos e a pele das mãos em caso de queda ou impacto directo.

 

Um adequado aquecimento também reduz o risco de lesões a este nível.

 

Para efetuar uma marcação de consulta, selecione o separador “corpo clínico” e escolha o médico de uma unidade mais próxima de si.